Dia da mentira ou Dia dos bobos: conheça a origem dessa data

A data 1º de abril é conhecida por todos como Dia da Mentira, mas a grande verdade é que poucas pessoas conhecem sua origem. Tudo surgiu como uma brincadeira a França, pois desde o começo do século XVI o ano novo era comemorado em 25 de março (chegada da primavera na Europa). As festas incluíam presentes e bailes, durando uma semana e acabando somente no dia 1º de abril.

Tempos depois, em 1564, o Papa Gregório e Rei Carlos propuseram um novo calendário em que o ano novo seria na data 1º de janeiro, porém alguns franceses ignoraram a mudança e mantiveram a celebração na data antiga. Em função disso, surgiu a brincadeira e as pessoas começaram a zombar dos franceses, mandando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fools’ Day, “Dia dos Tolos (de abril)”. Já na Itália e França é chamado respectivamente de pesce d’aprile e poisson d’avril, em português “peixe de abril“.

No Brasil, até hoje a data é marcada pelas pessoas criarem brincadeiras e algumas histórias mirabolantes para as outras. Mas não esqueçam que “mentira tem perna curta!”

Cuidado com essas mentirinhas, hein!

Um bom mês e desejamos que abril seja de mudanças e de renovação para todos nós

Se cuidem!

Via: Super Interessante

Equipe Brandili

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!

Assuntos Relacionados