Volta às aulas: dicas para os pequenos retornarem à rotina dos estudos

As férias são sempre um momento de muito descanso, brincadeira e diversão para os pequenos. Por isso é fundamental programar o retorno à escola, época em que é preciso que as crianças voltem a focar nos estudos e entender a sua importância. Para ajudar você nesse período de readaptação, nós separamos algumas dicas essenciais. Dá só uma olhada!

Leia também: Decoração infantil: como criar um cantinho do estudo com pouco espaço

ROTINA DE SONO

Com as férias, os pequenos passam a não ter hora certa para dormir e acordar. Comece a introduzir a rotina de sono uma semana antes da volta às aulas. Despertar seu filho um pouco mais cedo e ir para cama um pouco antes vai ajudar a voltar à rotina.

MATERIAL ESCOLAR

Quando for comprar o material escolar leve seu pequeno junto e deixe-o escolher algumas coisas sempre mostrando os limites financeiros.

CANTINHO DO ESTUDO

Antes de retornar às aulas ajude o seu pequeno a preparar um local onde irá fazer os temas de casa, tornando-o esse ritual mais atrativo.

DESPEDIDA

Nos primeiros anos letivos, crianças muito pequenas tendem a sofrer com a separação dos pais. Por isso, estimule a confiança do seu pequeno. Se marcar de fazer, faça. Se combinar horário para buscar, chegue no tempo certo. Assim os pequenos terão mais segurança para ir à escola.

ALIMENTAÇÃO

Mantenha uma dieta equilibrada para o seu filho, reduzindo o consumo de alimentos com cafeína, como chás, refrigerantes e chocolates, durante a semana que antecede a volta aos cadernos. Essa substância pode deixar as crianças mais ansiosas.

ORGANIZAÇÃO

Separe o uniforme e prepare o lanche um dia antes evitar surpresas e possíveis imprevistos nos primeiros dias de aula.

HORÁRIOS

Procure sair de casa com antecedência para que seu filho não chegue atrasado e perca o conteúdo.

CONVERSA

Quando voltar para casa, pergunte como foi seu dia, o que aprendeu na sala de aula, peça detalhes. Essa conversa, além de superimportante, incentivará seu pequeno!

PACIÊNCIA

Ah, e não esqueça: a readaptação não acontece do dia para a noite. É preciso paciência: tanto sua quando dos seus filhos.

Bom retorno, brandilindos ;)

Equipe Brandili

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!