Teste do Pezinho: entenda para que servem os exames de recém nascido

Você sabia que hoje se comemora o dia do Teste do Pezinho? Um dos exames mais importantes para detectar doenças em recém-nascidos. Assim, o diagnóstico precoce permite o tratamento de diversas doenças e proporciona melhor qualidade de vida aos pequenos e suas famílias.

Leia também: Os números dos bebês: fatos e estatísticas muito curiosas sobre os recém-nascidos

Teste do Pezinho: entenda para que servem os exames de recém nascido

Além do Teste do Pezinho, outra série de exames ajudam a detectar doenças e condições que têm tratamentos ou até cura se diagnosticadas cedo. Por isso, é muito importante sabermos para que os exames servem e quando devem ser feitos. Confira as informações divulgadas pelo Portal Minha Vida, especializado em saúde e bem-estar

Teste do pezinho – exame simples e gratuito, que deve ser realizado após as 48h do nascimento do bebê na maternidade ou em postos de saúde. Basta um pequeno corte no calcanhar ou na mãozinha para coletar um pouco de sangue. Ele pode detectar:

  • Fenilcetonúria: doença caracterizada pela falta da enzima que metaboliza o aminoácido fenilalanina, presente em vários alimentos, e que pode causar lesões irreversíveis no sistema nervoso central.
  • Hipotireoidismo congênito: deficiência na produção de tiroxina, hormônio necessário para o desenvolvimento normal do organismo
  • Anemia falciforme: tendência das células vermelhas do sangue alterarem seu formato sob certas condições, o que pode provocar dificuldades de oxigenação e circulação.
  • Fibrose cística: deficiência na síntese de proteínas, o que dificulta a absorção de alimentos e causa infecções respiratórias).

Teste da orelhinha (ou Triagem Auditiva Neonatal) – é um exame rápido, seguro e indolor que deve ser feito a partir das 48h de vida com o bebê dormindo. Consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno por meio de uma delicada sonda introduzida na orelhinha. O teste detecta alguns níveis de perda auditiva. Caso ele detecte alguma anormalidade ou até a suspeita, o bebê é encaminhado para uma avaliação otológica e audiológica completa.

Teste do olhinho (ou Reflexo vermelho) – o exame verifica quais reflexos o bebê apresenta quando um feixe de luz ilumina seu olho. Esses reflexos só podem ser vistos caso o eixo óptico esteja livre. Caso eles estejam ausentes, assimétricos ou esbranquiçados, o médico pode detectar problemas oculares como:

  • Catarata
  • Glaucoma congênito

Se tratados cedo, podem ser revertidos ou atenuados. Se não tratados, alguns podem até causar cegueira. É importante que esse teste seja feito pelo pediatra assim que o bebê nasce. Caso contrário, o exame deve ser feito logo na primeira consulta.

Viram como estes exames são importantes, gente? Com simples testes é possível prevenir doenças e fazer com que seu nenê cresça com muita saúde.

Procure buscar mais informações com o seu pediatra.

Equipe Brandili

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!