Dica para aprender cozinhando: receita junina de Bolo de Milho

Festas, brincadeiras, cultura e, é claro, muitas delícias! O mês de junho é um prato cheio para a diversão! Para entrar no clima, que tal preparar uma comida bem típica com as crianças? Além de ser uma atividade muito legal, pode render muito aprendizado! Por exemplo: você sabia que as festas juninas tiveram início na Europa? Pois então! Na época, os portugueses costumavam festejar a colheita do trigo, que acontecia uma vez ao ano. Quando vieram para o Brasil, no século XVI, mantiveram o hábito das festas, mas como aqui não se produzia trigo, o jeito foi fazer com um grão muito consumido pelos índios: o milho! Assim começaram as festas juninas no Brasil e também o uso do milho para o preparo das suas comidinhas. Estava descoberto o grão que faz mil delícias!

No post de hoje vamos compartilhar uma saborosa receita com esse ingrediente fundamental nas festas juninas: o bolo de milho! Chame os pequenos para a cozinha que vai começar a diversão!

Leia também: Penteado infantil para festa junina: trancinhas em forma de estrela

Bolo de Milho: aprenda essa receita que rende muito aprendizado e diversão!

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de leite
  • 3 ovos
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 xícara e meia de açúcar
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 3 xícaras de milho

Como preparar:

  • Coloque todos os ingredientes no liquidificador nesta ordem que estão listados. Importante: quebre os ovos antes para ter certeza que todos estão fresquinhos.
  • Bata todos ingredientes por cerca de 2 minutos.
  • Unte a forma, coloque os ingredientes na sua superfície e leve-a ao forno pré-aquecido em 180º por aproximadamente 30 minutos.
  • Pronto! É só se deliciar com os pequenos :)

Ah, você também pode aproveitar a receita para ensinar mais sobre o milho.

O grão dourado

O grão do milho nasce do tamanho de uma ervilha, em fileiras, e presos a um sabugo, formando assim uma espiga. É usado como alimento humano e também como ração animal. Os Estados Unidos são os maiores produtores de milho do mundo (cultivando quase 50% do milho produzido em todo o planeta). Outros países também são grandes produtores de milho: China, Índia, Brasil, França, Indonésia e África do Sul.

Cultivo

O milho precisa de muita água para crescer. Ele é plantado aproveitando as chuvas. Como suas raízes são fracas para absorver a água da terra, precisa de muita água da chuva ou de irrigações. A melhor época para plantar o milho é no início do período das chuvas, e isso varia bastante nas regiões do Brasil. No nordeste, o plantio do milho vai de abril a maio. No Sudeste e Sul, o plantio começa entre setembro e novembro.No Brasil, os estados que se destacam na produção de milho são São Paulo e o Paraná.

Fonte de energia

O milho, além de delicioso, é um alimento muito nutritivo. É fonte de energia e diferente de outros grãos porque conserva a sua casca no processo de industrialização. Além de ferro, potássio, fibras, sais naturais, óleos e açúcares, o milho é cheio de vitaminas:

C – que dá resistência aos ossos, dentes e tendões e essencial para o tecido muscular e prevenção ao câncer,
A – que é boa no combate às doenças, principalmente as infecciosas.
E –  que combate o envelhecimento das células.

Saindo do tema comidinhas, o milho também é utilizado nas indústrias de plástico, adesivos, tintas e produtos farmacêuticos. E aquela palha verde que envolve a espiga é usada por artesãos de várias partes do país para fazer objetos de decoração!

Muito legal, né?

O bolo de milho é uma receita que rende muita diversão e aprendizado!

E instigar o apetite por conhecimento é sempre uma ótima pedida ;)

Fonte: EBC | Foto: GShow

Equipe Brandili

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!