Corrente do Amor: professor transforma crianças carentes em campeãs de matemática

A chegada de um bebê no mundo desperta sentimentos de carinho e cuidado em muita gente. Pai, mãe, avós, tios, primos, vizinhos, amigos e educadores passam a integrar uma rede de pessoas que fazem a diferença pelos pequenos. Para contar essas histórias de amor pela criança, nasceu a campanha Corrente do Amor Brandili.

Hoje vamos falar sobre a bonita trajetória do Luiz Felipe Lins, um professor que leciona uma das matérias mais temidas na escola: a matemática – principalmente no Brasil, onde além de assustar, os números preocupam. Segundo pesquisas, dos estudantes da disciplina,  16% das crianças deixam o 9º ano com nível de conhecimento adequado. Taxa que cai para menos de 9% ao fim do ensino médio.

Disposto a melhorar a situação, Luiz Felipe resolveu fazer a sua parte. Ele dá aula para estudantes da periferia na escola Francis Hime no Rio de Janeiro – entre eles muitos moradores da favela – que chegam com todo tipo de dificuldade de aprendizado ao ensino fundamental. Mas o que tem seu trabalho de tão especial? Ele ensina cada criança da forma como ela é capaz de compreender.

Para o professor, o aluno deve entender para que serve o que vai aprender. Antes de ensinar a teoria, o educador faz com que as crianças compreendam como poderão aplicar a matemática em situações concretas, através de atividades e desafios em grupo. Por exemplo, para abordar as frações ele fez com que os alunos tirassem as medidas da sala de aula e entrevistassem um pedreiro para descobrir a quantidade de materiais será preciso para construir uma peça igualzinha.

Com a resposta, os alunos têm o fim de semana para ir até uma loja de materiais de construção. Lá ficam sabendo que dois sacos de cimento não são o bastante, mas três são demais. Para chegar à quantidade exata, as crianças concluem que terão que comprar dois sacos e um terço de cimento.

O resultado de seu método tem sido impressioante: até agora os estudantes já conquistaram 176 medalhas e centenas de menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática. Na foto abaixo, a estudante Anna Julya que, após repetir o 7º ano entrou na turma do professor e se tornou uma atleta dos números, ficando entre os melhores estudantes de matemática do Rio de Janeiro. Incrível, né?

Corrente do Amor: professor transforma crianças carentes em campeãs de matemática

Além disso, os esforços dos alunos da Francis Hime têm sido recompensados com bolsas de estudos integrais em escolas particulares. Muitos deles inclusive a partir dessa oportunidade conseguem ingressar na faculdade. Através da matemática o educador ajuda a mudar a trajetória de muitos alunos. Sua maior lição é fazê-los acreditar em si mesmos. 

E você, tem algum exemplo lindo como o do Luiz Felipe para dividir com a gente?

Conte a história de uma pessoa que fez o bem para o seu filho nas redes sociais da Brandili com a hashtag #CorrentedoAmorBrandili: pode ser no Facebook, Instagram ou aqui mesmo no Blog nos comentários! Sua história pode ser escolhida e virar uma animação em vídeo para ser compartilhada com milhares de pessoas.

Compartilhe com a gente e faça parte dessa corrente do amor <3

Mais informações: ÉPOCA

Equipe Brandili

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!