Corrente do Amor: projeto ensina alunos de escolas públicas a usar a fotografia para refletir sobre a realidade

Cada criança que chega ao mundo precisa de cuidado, amor e carinho. E isso pode ser proporcionado por muita gente ao seu redor: pais, irmãos, dindos, avós, amigos, professores. Para homenagear e contar histórias de quem faz a diferença por nossos pequenos, lançamos a Campanha Corrente do Amor. Hoje nós vamos falar sobre uma iniciativa muito legal: um curso de fotografia para alunos de escolas públicas e centros culturais que busca a transformação social.

Corrente do Amor: projeto ensina alunos de escolas públicas a usar a fotografia para refletir sobre a realidade

O Projeto Alfabetização Visual, como é chamado, faz parte do Programa Escola do Olhar, que é realizado pela organização ImageMagica em mais de 70 instituições em todo o Brasil, desde o ano de 1995. A organização nasceu da iniciativa do fotógrafo paulistano André François.

Através do conhecimento da fotografia e da linguagem visual, os pequenos são estimulados a prestarem atenção na realidade à sua volta, o que faz despertar neles o papel de transformadores. Temas como meio ambiente, água, sustentabilidade, educação e segurança são utilizados nas atividades fotográficas, fazendo com que cerca de 300 alunos desenvolvam seu pensamento crítico sobre os assuntos abordados.

Corrente do Amor: projeto ensina alunos de escolas públicas a usar a fotografia para refletir sobre a realidade

Muito além do que aprender como utilizar uma câmera, o projeto faz com que os pequenos enxerguem o mundo com outros olhos, entendendo a importância do respeito ao próximo e do trabalho em equipe.

Ao fim do curso os pequenos participam de uma formatura e de uma exposição fotográfica na qual apresentam todas suas imagens para a turma.

Corrente do Amor: projeto ensina alunos de escolas públicas a usar a fotografia para refletir sobre a realidade Corrente do Amor: projeto ensina alunos de escolas públicas a usar a fotografia para refletir sobre a realidade

Muito legal, né gente? Como bem diz a descrição do projeto, “Perceber o mundo que se vive é o primeiro passo para modificá-lo”. Que mais crianças sejam impactadas por essa ideia em busca de um mundo melhor para todos. Além dessa iniciativa inspiradora, muitas outras histórias fazem parte da Corrente do Amor. Leia também:

> Professor transforma crianças carentes em campeãs de matemática

Menino de 11 anos dá aulas de yoga e doa tudo o que ganha para ajudar crianças com câncer

>> Estudantes levam crianças de baixa renda para passeios culturais acessíveis

E você? Tem também uma história inspiradora para dividir com a gente? É bem fácil, olha: Passo 1: pense na história de alguém que tem amor pela criança; Passo 2: poste essa história nas redes sociais da Brandili com a #CorrentedoAmorBrandili ou aqui nos comentários do blog; Passo 3: pronto, você já está participando! As histórias mais emocionantes serão transformadas em animações, que serão exibidas em todo o Brasil.

Esperamos contar com a sua história aqui, quanto mais pessoas maior será a corrente do amor <3

Imagens e informações: Razões Para Acreditar

Equipe Brandili

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!