Corrente do Amor: professora aposentada cria rede de leitura para levar conhecimento aos pequenos

O nascimento de uma criança faz despertar um sentimento de cuidado em muitas pessoas, sejam elas familiares, amigos, vizinhos, educadores… Para homenagear e contar a história daqueles que fazem a diferença por nossos pequenos lançamos a campanha Corrente do Amor. Hoje nós vamos falar sobre alguém muito especial, Marta Maria Sêda de Moraes. Com 72 anos, atualmente professora aposentada, ela dedica seu tempo para levar conhecimento aos alunos da da Escola Estadual Prof. Luiz Gonzaga Horta Lisboa, em Campinas/SP.

Corrente do Amor: professora aposentada cria de rede de leitura

Duas vezes por semana a educadora percorre as 18 salas de aula da escola e oferece aos cerca de 500 alunos do ensino fundamental um mundo de leitura e novos conhecimentos através do empréstimo de livros. Sempre com um sorriso no rosto a sábia professora é responsável há 10 anos da biblioteca adaptada. Para organizar, Dona Marta, como é carinhosamente chamada, criou uma ficha de leitura para cada uma das crianças, onde registra os empréstimos e devoluções dos livros.

Seu trabalho voluntário funciona assim: cada sala de aula possui uma caixa com livros adequados ao nível de ensino. Durante as aulas de português a professora vai até às classes para que os alunos possam locar ou devolver os livros. Para incentivar a leitura, ela tem uma tática especial: sempre pede para que as crianças contem a ela a história que leram no momento da devolução. Assim é possível perceber como o aluno está interpretando o livro e o que precisa ser corrigido.

“Sempre gostei de alfabetizar, eu acho bonito e é muito importante para a criança sair da escola sabendo ler e escrever e conhecendo melhor as coisas e conversando sobre tudo. É justamente nos anos iniciais do ensino fundamental que ela recebe um conhecimento que vai valer para a vida inteira, depois disso, só vai aperfeiçoar o aprendizado” conta Dona Marta.

Muito bonito esse gesto, né gente? Além dessa rede de leitura criada pela professora, muitas outras histórias fazem parte da Corrente do Amor. Leia também:

>> Professor transforma crianças carentes em campeãs de matemática

>> Voluntária adota menino com necessidades especiais

>> Estudantes levam crianças de baixa renda para passeios culturais acessíveis

E você? Tem também uma história inspiradora para dividir com a gente? É bem fácil, olha: Passo 1: pense na história de alguém que tem amor pela criança; Passo 2: poste essa história nas redes sociais da Brandili com a #CorrentedoAmorBrandili ou aqui nos comentários do blog; Passo 3: pronto, você já está participando! As histórias mais emocionantes serão transformadas em animações, que serão exibidas em todo o Brasil.

Esperamos contar com a sua história aqui, quanto mais pessoas maior será a corrente do amor <3

Imagens e informações: Razões Para Acreditar

Equipe Brandili

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!