Corrente do Amor: diretor artístico de escola de samba cria orquestra para tirar crianças da rua

Cada criança no mundo é especial e depende de amor e atenção para se desenvolver. São muitas as pessoas que podem proporcionar esse cuidado: pais, mães, irmãos, avós, tios, vizinhos, amigos… Para homenagear e contar histórias de quem faz a diferença por nossos pequenos lançamos a campanha Corrente do Amor. Hoje nós vamos compartilhar a trajetória de Tadeu Catharino, diretor artístico da escola de samba Império da Tijuca. Ele criou a Orquestra Sinfônica da Formiga: uma escola de flauta para tirar as crianças do Morro da Formiga, Tijuca (RJ) da rua. 

Corrente do Amor: diretor artístico de escola de samba cria orquestra para tirar crianças da rua

A história começou quando Tadeu, após uma madrugada de filmagens, em um domingo ensolarado caminhava pela Rua Medeiros Pássaro, onde havia trabalhado durante a época do carnaval para a Escola de Samba Império da Tujuca. Pelas ruas passou por crianças que ali cuidavam carros, realidade que há tempos o fazia pensar muito. O fato daqueles pequenos não estarem tendo uma vida de criança, trabalhando nas ruas ao invés de brincar, estudar e sonhar o deixava muito inquieto procurando uma solução para mudar aquela situação. E foi na música que ele encontrou a resposta.  

Foi assim que ele criou a Orquestra Sinfônica da Formiga. Um projeto com aulas de flauta que tirou dezenas de crianças das ruas. Com o apoio de parceiros e poucos recursos, conseguiu instrumentos, porta-partituras, camisetas e merendas para distribuir no início e fim de cada aula e até mesmo um maestro.

Com algumas dificuldades, Tadeu e seus parceiros conseguiram convencer a comunidade de que o projeto mudaria vidas e abrira novos horizontes para aqueles pequenos. E assim aconteceu: depois de muito engajamento, aulas difíceis e produtivas a Orquestra deu a sua primeira audição em público. E foi sucesso e emoção total! Tadeu mostrou que quando se deseja o bem e se tem boa vontade tudo é possível!

Corrente do Amor: diretor artístico de escola de samba cria orquestra para tirar crianças da rua

Além dessa iniciativa bonita demais, muitas outras histórias fazem parte da Corrente do Amor. Leia também:

>> Menino de 11 anos dá aulas de yoga e doa tudo o que ganha para ajudar crianças com câncer

>> Moradores de Salvador se mobilizam e fazem uma superfesta para menina moradora de rua

>> Professora vai na casa dos alunos para conhecê-los melhor e poder ajudá-los

E você?

Tem também uma história inspiradora para dividir com a gente? É bem fácil, olha: Passo 1: pense na história de alguém que tem amor pela criança; Passo 2: poste essa história nas redes sociais da Brandili com a #CorrentedoAmorBrandili ou aqui nos comentários do blog; Passo 3: pronto, você já está participando! As histórias mais emocionantes serão transformadas em animações, que serão exibidas em todo o Brasil.

Esperamos contar com a sua história aqui, quanto mais pessoas maior será a corrente do amor <3

Imagens e informações: Eu Vejo Beleza

Equipe Brandili

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!