Corrente do amor: como manter as crianças motivadas

Por meio da Corrente do Amor, nós já compartilhamos uma infinidade de histórias de amor pela criança. Agora chegou a vez de abordarmos também temas importantes onde a dedicação pelos pequenos deve prevalecer. Hoje nós falaremos sobre um assunto fundamental: a motivação infantil.

Muito se fala que crianças motivadas são mais felizes, mas como motivar as crianças? O que fazer para que os pequenos não percam o interesse de aprender? Nós separamos dicas para motivar as crianças. Vem com a gente!

Leia também: Corrente do Amor: 10 passos importantes para a adoção

1. PLANEJE OBJETIVOS DE LONGO E CURTO PRAZO

Criar objetivos é uma ótima forma de motivar os pequenos. Os melhores objetivos para marcar uma criança pequena são aqueles simples, de curto prazo. Sugira tarefas como organizar o quarto, guardar os brinquedos ou pegar algum as compras juntinho. Na medida em que vão crescendo, os pais terão que incentivá-los para que busquem objetivos em longo prazo.

2. OS OBJETIVOS SERÃO MELHORES QUANDO ESPECÍFICOS

Os bacana dos objetivos mais específicos é que eles podem ser medidos. As realizações específicas dão às crianças razões para estarem mais motivadas. Por exemplo: peça ao seu pequeno que leia um livrinho por mês.

3. SENSO DE COMPETIÇÃO

A razão para fixar metas deve ser para que o pequeno aprenda que, com esforço, pode conseguir tudo o que se propuser. Mas não esqueça de ensinar a importância de competir e mostrar que nem sempre se é o melhor em tudo.

4. UTILIZE UMA LINGUAGEM MOTIVADORA

Segundo o estudo realizado pela psicóloga Carol Dweck, da Universidade de Stanford (EUA), a criança que, ao concluir uma tarefa, recebe elogio por ser inteligente, por exemplo, tende a se acomodar e fazer atividades mais fáceis. Já a criança que ouve um incentivo ao seu desempenho tende a tentar tarefas mais complexas, pois se sente confiante para novos desafios. Ou seja, é melhor dizer “você deve ter se esforçado muito para conseguir” ao invés de “como você é inteligente” para incentivar a criança a se superar.

É isso aí gente: com certeza essas dicas vão ajudar e muito na motivação do seu pequeno!

Via: Catraquinha

Equipe Brandili

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!