Corrente do Amor: cuidados com o combate do câncer infantil

Com a Corrente do Amor, nós já compartilhamos diversas histórias de amor pela criança e agora abordamos temas importantes do universo dos pequenos. Você sabia que hoje, 23/11, é o Dia Nacional do Combate ao Câncer Infanto-Juvenil?  Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 12 mil crianças e adolescentes são diagnosticadas com câncer por ano no Brasil, o que representa uma média de 32 casos por dia.

IMAGEM: GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer

Pesquisas ainda não conseguiram desvendar o que pode desencadear o câncer pediátrico, mas se sabe que ele é causado por alterações em células embrionárias. Por isso, não é possível prevenir e o diagnóstico precoce é mais do que fundamental para o aumento das chances de cura. Em centros médicos especializados no tratamento da doença, a taxa de cura média é de 70%.

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS

Muitos dos sintomas são semelhantes aos de várias doenças infantis comuns, mas, se eles não desaparecerem em um prazo de 7 a 10 dias, é preciso voltar ao médico e insistir para obter um diagnóstico mais detalhado com exames laboratoriais ou radiológicos. Os sinais e sintomas da doença são:

  • dores de cabeça pela manhã e vômito
  • caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não resolvem
  • dores nas pernas  que não passam e atrapalham as atividades das crianças
  • manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas
  • aumento de tamanho de barriga
  • brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash

Para mostrar a importância do diagnóstico precoce, a CONIACC – Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência a Criança e ao Adolescente com Câncer lançou uma campanha emocionante em 2016. Vale assistir:

Ainda sobre o tema, compartilhamos uma ação muito linda realizada em 2014, onde vários desenhos icônicos deixaram os seus personagens “carequinhas”, em apoio à causa. A campanha é da GRAACC, uma instituição social sem fins lucrativos que nasceu em 1991 para garantir a crianças e adolescentes com câncer todas as chances de cura. Desde 1998, possui um hospital que, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), é referência no tratamento da doença.

Emocionante, né?

Esteja sempre atento aos sintomas da doença e compartilhe informações para que possamos reduzir o impacto da doença e aumentar a cura!

Para saber mais, acesse o site da GRAAC e CONIACC. Você pode ajudar ambas instituições com doações.

Informações: GRAAC

Equipe Brandili

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!