“5 dicas para ajudar seu filho com autismo no dia a dia” por Juli Lanser

Como falamos aqui no Blog, Abril é considerado o Mês Azul devido a conscientização do Autismo. Instituído pela ONU, o mês tem como objetivo difundir informações, disseminar inclusão e assim reduzir o preconceito sobre o transtorno. O autismo é um transtorno neurológico caracterizado pelo comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e dos comportamentos restritos e repetitivos. Diagnosticar o transtorno não é uma tarefa fácil e demanda uma equipe multidisciplinar além de neuropediatras/neurologista ou psiquiatra. Por ser um amplo espectro não existe uma criança autista igual a outra.

Para falar sobre esse tema importante, chamamos uma mãe que virou especialista do autismo do seu filho: a blogueira e palestrante Juli Lanser. Neste mês, ela está nos trazendo dicas, informações relevantes e compartilhando suas experiências com o seu filho, o pequeno Rafa, que foi diagnosticado com o transtorno em 2015. Confira a seguir o segundo artigo escrito por ela.

Leia também o primeiro artigo: “Meu filho é autista. E agora?”por Juli Lanser

"5 dicas para ajudar seu filho com autismo no dia a dia" por Juli Lanser

5 Dicas para ajudar seu filho com autismo no dia a dia.

O Cérebro de um autista funciona de uma maneira diferente do nosso, ele é mais superexcitado, faz várias funções/conexões ao mesmo tempo compreendendo no sentido literal e objetivo o que muitas vezes está ao seu redor, por isso vou compartilhar 5 dicas práticas e fáceis para ajudar seu filho no dia a dia:

  1. Crie rotinas visuais para que seu filho saiba antecipadamente o que vai ocorrer durante seu dia, isso o ajuda a se autorregular e ter noção de tempo/espaço.Ex: Sequências de imagens de uso de banheiro, escovar os dentes, ou até das atividades que ele fará no do dia.
  2. Atividades da vida diária (AVDs) podem ser uma excelente forma de estimular a independência do seu filho e ainda trabalhar a coordenação motora ampla dele. Ex: Separar roupas para lavar por cor, esticar uma coberta, pendurar roupa, separar talheres…
  3. Atividades sensoriais, com texturas, formas, cores e cheiros diferentes podem auxiliar tanto na maturidade motora do seu filho como na flexibilidade para experienciar coisas novas.Ex: Caixa sensorial, andar descalço em pisos de diferentes texturas, experimentar novos alimentos…
  4. Esportes de um modo geral são incríveis para qualquer pessoa, mas para autistas auxiliam demais no desenvolvimento motor, na socialização e autoconfiança. Ex: Natação, Judô, Corrida…
  5. Dê novas oportunidades e estímulos ao seu filho todos os dias, desde algo simples até os mais complexos para auxiliar nos processos de quebras de rotina e mudanças das quais não podemos evitar e controlar. Ex: Passeios em Shopping em dias tranquilos, buscar da escola e passar por caminhos diferentes, ensinar seu filho a atravessar a rua, pagar as compras num caixa de supermercado…

Essas dicas visam contribuir para independência e maior qualidade de vida do seu filho, lembre-se que para um autista tudo precisa ser ensinado e explicado literalmente, necessitando experienciar para registrar algumas informações e nada melhor que nós pais para aproveitarmos e estimularmos diariamente.

 

Equipe Brandili

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!